DETECÇÃO DE VAZAMENTOS DE ÁGUA

Atendemos residências, condomínios e empresas
  • Sua conta está alta demais?
  • Percebe sinais de infiltração?
  • Gotejamento frequente vindo do seu teto?
  • Manchas nas paredes?
Conheça nossos métodos não destrutivos:
Geofone eletrônico

Testes com Geofones Eletrônicos permitem localizar vazamentos invisíveis, através de ruídos e vibrações que eles emitem. A técnica é parecida com o ultra-som da medicina. É um método eficiente e econômico para a localização de vazamentos invisíveis.
Porém, este método tem algumas limitações: a pressão de água muito baixa ou excesso de ruídos ambientais podem prejudicar a busca. Algumas empresas injetam ar comprimido na tubulação para driblar o problema, mas existe o perigo de danificar a tubulação, caso a injeção de ar seja feita de forma descontrolada ou violenta. A nossa preferência neste tipo de situação é trabalhar com a injeção de um gás rastreador que é realizada com uma pressão bem suave e segura.

Detecção química

Quando o ambiente tem muitos ruídos e dificulta a detecção de vazamento através da escuta, nós utilizamos a detecção química com gás rastreador.
O método consiste na introdução de um gás rastreador na tubulação, e então no rastreamento dos pontos de vazamento através de um equipamento altamente sensível ao gás.
Este método é mais trabalhoso, por que o tubo com vazamento deve ser antes drenado, e o gás rastreador é mais caro. Mesmo assim, é um ótimo substituto do método de Geofones Eletrônicos, no caso de muitos ruídos no ambiente. O gás utilizado não é tóxico ou inflamável, é insolúvel na água e mais leve que o ar. Além disto, ele consegue passar por alvenaria, pisos de concreto e outros materiais. É aplicável em tubos pressurizados (água fria, água quente, etc), em tubos de piscina (retornos, aspirador, etc) e até mesmo em tubos não pressurizados (tubos de esgotos ou águas pluviais). Este método pode também ser usado na Detecção de Vazamentos de Gás.

Teste hidrostático

Este é um teste rápido e barato para determinar se um tubo possui vazamento, e qual é a densidade deste vazamento.
O método consiste na introdução de ar comprimido na tubulação suspeita e, após a tubulação estar pressurizada, uma análise é feita através de um manômetro para verificar se existe queda na pressão. Se existe queda, o tubo possui vazamento, e o tamanho do mesmo pode ser medido através do tamanho da queda na pressão. Este método é também utilizado na Detecção de Vazamento de Gás

Corante especial

Este teste consiste na introdução de um corante especial em tubos não pressurizados ou pontos de descargas de água pluvial e esgoto. Ele é muito eficaz mesmo em situações desfavoráveis, como quando a tubulação é embutida entre lajes duplas. Com propriedades que o permitem se infiltrar nas estruturas, o corante deixa vestígios no líquido analisado, mesmo depois de ser filtrado. O corante não mancha, é solúvel na água, não é tóxico e não prejudica o meio ambiente.

Diagnóstico hidráulico geral

Analisamos o consumo do cliente pelas contas de água, em seguida identificando qual a porcentagem acima da média do consumo e então descobrindo qual seria o consumo adequado para a edificação. Após estas análises, efetuamos testes simples no trecho do hidrômetro que alimenta a cisterna, na cisterna em si e no reservatório superior, nas válvulas ou caixas de descarga, nas conexões e nas torneiras, a fim de confirmar a suspeita de vazamento.

PEÇA SEU ORÇAMENTO